terça-feira, 19 de junho de 2012

Grandes áreas sem estradas ficam aparentes, como a Amazônia e as florestas da Indonésia, a floresta boreal canadense e o deserto do Saara.


Onde não há estradas e porque isso é importante


(Faremos atualizações de nossas atividades direto da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como Rio+20. Nossa agenda completa está disponível aqui. Segue nossas atividades usando #googleatrio20 no Twitter.)


Há poucos dias tivemos o prazer de revelar aqui na conferência Rio+20 os frutos iniciais de uma colaboração inédita com o Parlamento Europeu e a Society for Conservation Biology (Sociedade para Biologia de Conservação): um mapa global e interativo das "Áreas sem estradas" do mundo.


O projeto surgiu por meio de Kriton Arsenis (link em inglês), membro do Parlamento Europeu (EP) e inspetor florestal do EP. Ele explicou que, enquanto a maioria das pessoas usa o Google Maps para saber quais estradas levarão de A para B, a mesma informação é útil para ambientalistas que querem saber onde não há estradas. Nas palavras de Arsenis:


O conceito de "áreas sem estradas" é uma medida de conservação estabelecida por biólogos ambientalistas do mundo todo. A ideia é que as estradas na maior parte do mundo levam ao acesso privado dos recursos naturais de uma área, o que acaba causando maior degradação do ecossistema e sem a autorização das comunidades locais e indígenas. Manter uma área sem estradas significa que esse território específico fica protegido contra essas pressões externas, o que sustenta os serviços desse ecossistema no maior nível possível. Uma ferramenta importante para impulsionar o desenvolvimento ambiental e a política de mudança climática será o desenvolvimento pelo Google de um mapa interativo por satélite das áreas sem estradas do mundo.


A ideia de Arsenis nos pareceu intrigante, então decidimos tentar.


Começando onde as estradas estão


Começamos com todos os dados de estradas (mais ferrovias e vias pluviais) no Google Maps atual. Tudo isso foi importado para a plataforma do Google Earth Engine (link em inglês) para análise. Por exemplo, é assim que a rede de estradas na Austrália parece quando visto em escala ampla:


A rede de estradas da Austrália: os centros populacionais nos litorais, como Sydney, Perth e Adelaide, têm grande densidade, enquanto o interior, conhecido como “Outback”, é mais esparso.

Depois, descobrir onde não há estradas

Seguindo o conselho de Kriton Arsenis e seus colaboradores na Society for Conservation Biology, decidimos definir uma “Área sem estradas” (para fins deste mapa protótipo) como uma área de terra com uma distância maior do que dez quilômetros da estrada mais próxima. Com a capacidade analítica-espacial em escala global do Google Earth Engine, nós geramos este mapa raster. Cada pixel no mapa tem uma cor-código baseada na distância da estrada mais próxima. Cada pixel de cor verde está a pelo menos dez quilômetros da estrada mais próxima, portanto, é considerado parte de uma Área sem estradas. Por exemplo:

Protótipo de “Áreas sem estradas” na Austrália: todas as áreas verdes estão a pelo menos 10km da estrada mais próxima 

Ou considere a ilha de Madagascar, lar de algumas das espécies mais singulares no planeta.

Protótipo de “Áreas sem estradas” na ilha de Madagascar, lar do indri, o maior lêmure do mundo e animal ameaçado de extinção.

partir destes mapas, fica mais aparente como a simples construção de novas estradas pode fragmentar e perturbar habitats naturais, o que poderia deixar espécies ameaçadas mais perto da extinção.

Finalmente, decidimos usar este algoritmo de "Áreas sem estradas" em escala global:

Protótipo de mapa interativo de “Área sem estradas” em escala global

Grandes áreas sem estradas ficam aparentes, como a Amazônia e as florestas da Indonésia, a floresta boreal canadense e o deserto do Saara.

Limitações e próximos passos

Os dados de estradas usados para produzir estes mapas inevitavelmente contêm imprecisões e omissões. A boa notícia é que o Google já tem uma ferramenta, o Google Map Maker, que pode ser usada por qualquer pessoa para corrigir ou enviar novos dados de mapas.

Na verdade, esta ferramenta já é usada em parceria (link em inglês) com as Nações Unidas para apoiar a resposta a emergências no mundo todo. Estamos ansiosos para continuar o desenvolvimento deste protótipo, que pode ajudar a transformar o conceito abstrato de "Áreas sem estradas" em algo concreto e, esperamos, útil para governos, cientistas e comunidades do mundo inteiro. Para explorar estes mapas de "Áreas sem estradas", visite a galeria de Google Earth Engine




Postado no site do Google:

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